Dia desses, ao conversar com uma amiga, ela começou a me contar sobre seu relacionamento com o namorado e sobre como ela se sentia constantemente incomodada com as atitudes dele, mas achava que isso era só amor. Disse a ela que era um relacionamento abusivo e ela ficou sem entender, pois acreditava que isso existia apenas quando envolvia agressão.
E esse é o grande problema dos relacionamentos abusivos, acreditar que isso só existe quando há agressão física. Essa visão precisa ser urgentemente desconstruída, pois a quantidade de casos de pessoas que sofrem com isso e não sabem é absurdo.
Casais, pais e filhos, amigos, professores e alunos, atenção: QUALQUER RELACIONAMENTO PODE SER ABUSIVO. É triste, mas é verdade. Esse tipo de relação não envolve apenas agressão física, mas, principalmente, a emocional. Críticas, xingamentos, proibições, tudo pode ser característico de uma relação abusiva.
Seus pais brigam muito com você e sempre te deixam pra baixo? Dizem que você não presta pra nada e que é só mais um “Zé Ninguém” na vida? Isso é parte de uma relação abusiva. Seus amigos fazem hora com a sua cara, te xingam por nomes muito feios e sempre te usam pra alegria deles, de forma que você acaba sempre chateado? Isso é abuso. Algum professor(a) seu já te fez passar vergonha ou te fez sentir mal por algo dito em sala? Isso é abuso.
Recentemente, fiquei sabendo de um caso em que o professor de uma faculdade particular estava se relacionando com várias alunas, ao mesmo tempo, e para cada uma contava uma história diferente, falava mal das outras e assim ia controlando cada uma das alunas. (você pode ler sobre isso aqui)
Esse é um exemplo claro de abuso em uma relação, onde o professor, por se ver numa posição de poder, acredita que pode usar isso para convencer as alunas a fazerem o que ele quiser. Relações que envolvem abusos tem sido muito frequentes, porém demoram a ser percebidas por causa da visão antiquada de que, para isso acontecer, deve ter agressão física e ocorrer entre um casal heterossexual.
APENAS PAREM.
Qualquer relacionamento que te deixe mal, que te faça sentir ser inferior ao que é, que te machuque mental ou fisicamente, é um relacionamento abusivo. Muitas vezes é difícil perceber — e digo por experiência própria. Já passei por essa situação e só depois de terminado pude entender o que acontecia. Não espere tanto tempo pra abrir os olhos.
❁❁❁
MARINA COUTO.
21 anos, estudante de Letras, forrozeira e apaixonada por palavras. Escrevo pra me sentir livre, não tenho destinatário certo, acho que assim fico mais desapegada e escrevo Com a alma. Gosto de escrever para as outras pessoas saberem que não estão sozinhas. Quem vai ser meu interlocutor? Quem ler decidirá se aceita ser ou não. Se você se identificar, é um novo interlocutor, escreverei pensando que não estou só. Escreverei pra nós
Mari, arrasou. Muito bom ressaltar que qualquer relacionamento pode se caracterizar como abuso.
ResponderExcluirCom certeza!
ResponderExcluir